quarta-feira, 22 de julho de 2009

E o artigo continua...

Falando em Software Livre

Normalmente, quando se ouve falar em software livre, a primeira característica citada é a gratuidade desse tipo de software. No entanto, a característica mais importante sob o ponto de vista contemporâneo, é o fato de que, o software aberto é o resultado do trabalho anônimo e atômico da construção coletiva do conhecimento, livre sim, mas do paradigma da propriedade intelectual individualizada. O software livre é de domínio público, todos podem alterar o código de acordo com suas necessidades e redistribuir ou compartilhar com o mundo.
Essa é mais uma repercussão positiva no advento das tecnologias nas formas de se trabalhar o processo criativo na atualidade.




Músicas

Além de influenciar no processo de construção de softwares, a evolução das tecnologias trouxe mudanças também na forma de distribuir outros tipos de produção, tais como as músicas, fotos e filmes.
Exemplo disso é o caso do ex-ministro Gilberto Gil e sua interação com o mundo digital:
Mas se o tema o fascinava há 30 anos, hoje, em seus shows, ele parece ter chegado ao ápice da digitalização. Em sua última turnê, por exemplo, Gil tirou dos ingressos a tradicional e antipática proibição de fotografar e filmar. No lugar, colocou o caloroso aviso “grave e filme o que quiser e o que puder”. “Se quiserem divulgar na internet os vídeos, que o façam”. CRUZ, Felipe B. Gil e seu mundo digital. Cantor e ministro lançou oficialmente seu novo álbum, 'Banda Larga Cordel', por uma entrevista via internet. http://www.gilbertogil.com.br/sec_news.php?page=3&id=174&language_id=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário