quinta-feira, 2 de maio de 2013

As interações sociais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Diálogo é uma interação, ou interações, que possui qualidades positivas e sinérgicas, pois, é intencional, construtivo e possui um valor para as partes envolvidas. Os atores envolvidos são ativos, colaboradores, e suas contribuições não podem ser neutras ou negativas. A extensão e natureza do diálogo “[...] são determinadas pela filosofia educacional do indivíduo ou do grupo responsável pelo projeto do curso, pelos perfis do professor e do aluno, pelo assunto do curso e por fatores ambientais” (MOORE, 1997, p. 23, tradução nossa). Um dos fatores ambientais é o meio de comunicação. Assim, o autor enfatiza que deve ser dada maior atenção às variáveis do que ao meio de comunicação em projetos de EaD, embora os meios de comunicação, ao ampliarem o diálogo entre professores e alunos reduzam a distância transacional.

De acordo com Moore (1997), a transação conhecida como Educação a Distância, acontece entre professores e alunos em um ambiente de separação física. Para o autor, essa separação afeta profundamente tanto o professor quanto o aluno, pois, cria um espaço psicológico e de comunicação a ser transposto. Para Moore (1997) é esse espaço de potenciais  incompreensões que se chama distância transacional.


Fonte: Sacerdote 2013 apud Moore 2006, p. 15, tradução nossa.

O diálogo no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que pode ser realizado por meio de: as interações nos fóruns de discussão, trocas de mensagens, chats e outros recursos; desempenham um importante papel de diminuir a chamada distância transacional.

De acordo com (Prestera e Moller 2001 apud Mill et al 2008, p. 123),

é importante que os tutores tenham um papel ativo em dar feedbacks construtivos e positivos, que obedeçam ao tempo necessário para o aluno se sentir “ouvido” e que os comentários sejam personalizados. De acordo com os autores, isso ira prevenir que os alunos desistam do curso por sentimentos de desconexão e isolamento.

Desse modo, percebe-se  que diálogo instrucional tem papel importante no atendimento da necessidade informacional dos alunos em um AVA.


Obs: esse texto e a imagem fazem parte da dissertação de mestrado que se encontra nas referências, abaixo. Por favor, ao reproduzir, cite a fonte.


Referências

MILL, Daniel et al. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 2, n. 4, p.112-127, 01 dez. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/106/63>. Acesso em: 25 fev. 2013.

MOORE, Michael G. Theory of transactional distance. Keegan, D., ed. Theoretical Principles of Distance Education (1997), Routledge. Disponível em <http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/found/moore93.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2013.

________________. Theory and theorists. European Distance Education Network. Castelldefels: 2006. Disponível em: <http://www.eden-online.org/contents/conferences/research/barcelona/Michael_Moore.ppt>. Acesso em: 20 jan. 2012

SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do Curso de Especialização em gestão da segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2013. Disponível em:< http://hdl.handle.net/10482/12873 >

Nenhum comentário:

Postar um comentário