De acordo com Moore (1997), a transação conhecida como Educação a Distância, acontece entre professores e alunos em um ambiente de separação física. Para o autor, essa separação afeta profundamente tanto o professor quanto o aluno, pois, cria um espaço psicológico e de comunicação a ser transposto. Para Moore (1997) é esse espaço de potenciais incompreensões que se chama distância transacional.
Fonte: Sacerdote 2013 apud Moore 2006, p. 15, tradução
nossa.
O diálogo no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que pode ser realizado por meio de: as interações nos fóruns de discussão, trocas de mensagens, chats e outros recursos; desempenham um importante papel de diminuir a chamada distância transacional.
De acordo com (Prestera e Moller 2001 apud Mill et al 2008, p. 123),
é importante que os tutores tenham um papel ativo em dar feedbacks construtivos e positivos, que obedeçam ao tempo necessário para o aluno se sentir “ouvido” e que os comentários sejam personalizados. De acordo com os autores, isso ira prevenir que os alunos desistam do curso por sentimentos de desconexão e isolamento.
Desse modo, percebe-se que diálogo instrucional tem papel importante no atendimento da necessidade informacional dos alunos em um AVA.
Obs: esse texto e a imagem fazem parte da dissertação de mestrado que se encontra nas referências, abaixo. Por favor, ao reproduzir, cite a fonte.
Referências
MILL, Daniel et al. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 2, n. 4, p.112-127, 01 dez. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/106/63>. Acesso em: 25 fev. 2013.
MOORE, Michael G. Theory of transactional distance. Keegan, D., ed. Theoretical Principles of Distance Education (1997), Routledge. Disponível em <http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/found/moore93.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2013.
________________. Theory and theorists. European Distance Education Network. Castelldefels: 2006.
Disponível em: <http://www.eden-online.org/contents/conferences/research/barcelona/Michael_Moore.ppt>. Acesso em: 20
jan. 2012
SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do Curso de Especialização em gestão da segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2013. Disponível em:< http://hdl.handle.net/10482/12873 >
SACERDOTE, Helena Célia de Souza. Análise da mediação em educação online sob a ótica da análise de redes sociais: o caso do Curso de Especialização em gestão da segurança da Informação e Comunicações. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2013. Disponível em:< http://hdl.handle.net/10482/12873 >
Nenhum comentário:
Postar um comentário