sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A ferramenta Google Docs e o seu uso compartilhado




Ferramenta Google Docs

"A ferramenta Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de ideias. Temos a possibilidade de trocar informações, sermos autores, interferir nos processos de construção do conhecimento e, ainda, a possibilidade, que por muito tempo nos foi negada, de contra-argumentar, interferindo e contribuindo para a construção de uma realidade/conhecimento que nos torne sujeitos de nossa própria existência" (MACHADO, 2009, online).
 
A ferramenta Google Docs possui diversos recursos que podem ser utilizados de maneira compartilhada. Entre esses estão: textos, planilhas, editor de slides e editor de formulários.

O pacote de aplicativos é compatível com os arquivos do OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office.

Devido a essa possibilidade de compartilhamento, os recursos podem ser utilizados em grupo. Por exemplo, um único texto pode ser escrito "a várias mãos". Na educação pode ser utilizado para os trabalhos em grupos. Todos os participantes do grupo podem participar. Além disso, é possível, da mesma maneira como no Wiki no Moodle, analisar o registro para verificar quais pessoas contribuíram na produção de texto e as alterações efetuadas por cada uma.


--------------------------------------
MACHADO. Ana Claudia T. A ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e da colaboração. Vol2 – N°1 – JUN 2009 | ISSN 1982-6109 (online).
Disponível em:
<http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=73&path[]=51>. Acesso em: 08 fev 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário