A formação do profissional contemporâneo é baseada na aprendizagem colaborativa, na educação contínua ou continuada ao longo da vida. A educação continuada se constitui no processo constante de formação pela necessidade de adaptação do indivíduo às constantes transformações nos contextos sócio-culturais e econômicos.
Moran afirma que a educação continuada se dá pelo “processo de formação constante, aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações”.
Para Tedesco, há que se proporcionar uma educação que habilite os indivíduos a adaptarem-se à chamada “sociedade do conhecimento”. Ele afirma que, não basta o mero acesso à informação, é necessário que os indivíduos estejam habilitados a transformá-la em conhecimento, “proporcionado contínuo incremento das capacidades de desenvolvimento pessoal”.
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MORAN, José Manuel. Educação inovadora na Sociedade da Informação. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/moran.PDF.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: CORTEZ, 2004, p. 40.
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